Pular para o conteúdo principal

Um maravilhoso exemplo...



CL Jose Castro (Zé do Pedal) do Lions Clube de Viçosa - MG
           Mais de dois anos depois da fundação do Lions Clube Swakopmund (Distrito 410A, Namibia), cuja carta data de 1959, foi sugerido a construção de um Lar de Idosos. Em 1968, depois de intermináveis debates, considerando todos os fatos, a idéia foi posta em ação com uma doação de R10.000 (14.000 US dólares, no cambio atual). Posteriormente, a materialização de uma doação de R57.000, em 1972, permitiu ao Lions Clube comecar a construir a segunda fase do projeto.
           Hoje, o complexo cobre uma área de 21.962 metros quadrados doada pelo Lions Clube Swakopmund, oferecendo acomodação para os idosos menos privilegiados da comunidade.
          Para a manutenção mensal do grandioso complexo, o Clube angaria fundos organizando jantares, festivais de chopp e churrascos com a renda destinada a manutenção do projeto.
           Os quase 200 residentes do Lar dos idosos (Old Age Home) fazem uso regular das facilidades do complexo (que ocupa 3 quadras, praticamente no centro da cidade) que inclui clinica, ginástica, cabelereiro, manicure, pedicure, máquinas de lavar e secadoras automáticas.
           Antes da construção do lar dos idosos ser iniciada, vários planos foram desenhados. Depois de intensas pesquisas científicas, e de acordo com as últimas novidades no setor da construção, os bungalows, duplex ou simples foram arquitetados com o objetivo de que seus ocupantes apreciassem o máximo o por do sol e ficassem protegidos dos ventos (que as vezes atingem velocidades acima de 40kmh). Coligado aos bungalows esta a sala de jantar e salão de festas, com uma espaçosa cozinha industrial (incluindo quarto frio) para aqueles que preferem ter suas refeições junto aos outros residentes que não podem preparar sua própria comida. Uma vasta biblioteca, sala de tv e uma videoteca são também usados com frequencia.
           Os residentes pagam uma quota única e permanecem ali o tempo necessário e as pessoas que doam fundos suficientes para a construção de 1 unidade habitacional, tem seu nome na fachada como padrinho do projeto.
           O lar dos idosos do Lions Clube de Swakopmund não apenas prove as facilidades para recreação aos seus ocupantes. O Clube também os mantém em atividades sugerindo (e incentivando) que os mesmos façam jardinagem e trabalhos manuais, os quais sao vendidos, uma vez por ano, durante um almoço especial (nos quais o visitante paga) em uma exposição com todos os trabalhos. Normalmente o almoço é servido nos jardins do complexo, entre árvores e flores, em um cenário idílico.
           Inúmeros pedidos de admissão para o lar dos idosos são feitos quase que diariamente e a lista de espera atual ultrapassa os 600 pretendentes.
           Existe o sonho, e planos, de aumentar a capacidade do complexo construindo novos bungalows e uma clínica maior. Depende apenas da boa vontade da prefeitura em ceder uma área a ser usada pelo Clube com esta finalidade.
           É assim que o Lions Clube de Swakopmund tem trabalhado, há quase meio século, e continuará trabalhando, neste projeto. Não é apenas neste projeto que o Clube esta envolvido. Outras atividades incluem: Prover equipamentos clínicos para o hospital e maternidade da cidade, prover às criancas carentes uniformes e merendas escolares e vale-transporte; dotação economica para a associação nacional do cancer. Em uma ocasião o Lions Clube de Swakopmund doou uma ambulancia totalmente equipada para a Cruz Vermelha da cidade… e esta doação não foi apenas porque o motorista, voluntário por vários anos, era membro do Lions Clube.
           Caso deseje informações adicionais (em ingles) sobre o complexo e seu funcionamento, as mesmas podem ser obtidas com o “Lion Joern Von Wenzel” através do email: swkoptic@iafrica.com.na, ou com o “Lion Uschi Papenheim”, email: stvmnam@mweb.com.na


           Zé do Pedal:  http://www.pedaljoe.blogspot.com/
                              
http://www.zedopedal.skyrock.com/

           "Nos últimos 70 anos, a população do Planeta triplicou. A demanda da
água aumentou 6 vezes. Mantidos os padrões atuais, em 2025, 4 bilhões
de seres humanos não terão acesso à água" Agua: uma gota, uma
vida...preserve-as Por mim...por voce...pelo Planeta... zedopedal

Comentários