domingo, 6 de maio de 2012

Livro ensina como Leão deve se comportar com a imprensa



O companheiro Áureo Rodrigues, em discursoNessa época da informação, empresas ou qualquer tipo de organização não se podem dar ao luxo de não manter uma boa relação com a imprensa. Isso pode significar o fim de um bom produto ou de uma boa iniciativa pelo simples fato de que a sociedade - e especialmente o seu público-alvo- sequer sabe o que faz. Com o Lions, isso não é diferente. Tido como a maior ONG do mundo, também é conhecido ironicamente como "o melhor serviço secreto do mundo". O motivo é apenas um: apesar do sem-fim de iniciativas e obras sociais, o Lions cultiva o mau hábito de não contar a ninguém sobre isso tudo.
De olho nessa lacuna, o CL Áureo Rodrigues acaba de lançar o livro "O Lions e a Imprensa" (120 páginas, R$ 25), que descreve, de uma maneira bastante simples de entender, como o Lions e seus membros devem se comportar em uma entrevista. Ela não passa de uma conversa com o jornalista, porém alguns pontos devem ser observados, para que a mensagem seja corretamente passada e o resultado seja positivo para todos.
Capa do livro O Lions e a Imprensa"Lions precisa ser notícia e isso só se consegue com a colaboração inestimável da força incoercível que é a imprensa", sentencia o companheiro. A obra explica também o que nunca deve ser pedido a um jornalista, assim como detalha os principais acertos e erros nessa relação tão singular. Diante disso tudo, o CL Áureo Rodrigues ainda identifica e explica os limites éticos que devem nortear o relacionamento de um Leão com a imprensa.
"O relacionamento Lions X imprensa, nos seus diversos segmentos, não tem sido conduzido com a maestria devida", escreveu no prefácio o CL João Fernando Sobral, Presidente Internacional 1976/1977. "Importante a realçar que a mídia 24 horas do dia buscando notícias, sem que nós do Lions saibamos como abastecer essa demanda", conclui.
O CL Áureo Rodrigues é autor de dezenas de livros sobre Leonismo, publicados no Brasil e Portugal, dos quais o mais famoso é "O Leão Sabido". O título já alcançou 35 edições em 45 anos de circulação e mais de 50 mil exemplares distribuídos, tendo sido indicado para constar do "Guinness, o Livro dos Recordes", sendo a única obra de Literatura Leonística do gênero publicada no mundo. Sua mais recente obra antes do presente lançamento é o "Dicionário Enciclopédico do Leonismo", que descreve, na forma de verbetes, palavras e expressões usadas nos Lions Clubes. É a primeira e única obra do gênero publicada em todo o mundo.
O autor é médico, advogado, bacharel em Turismo, professor de Planejamento e Organização do Turismo, Teoria da Informação e Comunicação, jornalista profissional e Editor da Revista The Lion - Brasil Sudeste. Os interessados em adquirir qualquer um de seus livros devem entrar em contato pelo e-mail aureorodrigues@uol.com.br ou pelo telefone (13) 3289-1515.

Nenhum comentário: