terça-feira, 1 de maio de 2012

Como motivar o presidente de seu clube


Como motivar o presidente de seu clube

Se você é, ou já foi Presidente de clube deve conhecer as vantagens de ser apoiado e respeitado pelos companheiros de seu clube. Quando seus companheiros não respeitam seus esforços, ou sua maneira de pensar, o trabalho de dirigir o clube passa a ser, não apenas mais difícil de realizar, mas passa também a ser um martírio maior a cada dia que passa.
Motivar seu presidente significa dar-lhe um número suficiente de razões para deixá-lo fazer seu trabalho do jeito que ele acha mais conveniente. Estar ao lado de seu presidente motivando-o significa que você tem qualidades como sinceridade, lealdade, dedicação, integridade e perseverança.
Sang H. Kim escreveu vários livros. Um dos mais interessantes é o "1001 maneiras de motivar a si mesmo e aos outros". Este livro infelizmente ainda não foi traduzido para o português. Lendo-o extraí da sua obra alguns ensinamentos e conselhos que você pode seguir para motivar seu presidente e a si próprio. Quantas delas você está utilizando? Presidente, que tal rodar este material entre seus companheiros?
  1. Identifique áreas nas quais você pode trazer benefícios ao seu clube. Apresente novas idéias de maneira clara e breve, por escrito, mostrando tanto seus aspectos positivos quanto os negativos. Não é suficiente dizer quais as coisas devem ser feitas e como fazê-las. Você precisa ser visto fazendo-as. Por este motivo, antes de sugerir que o clube faça algo, verifique o seguinte: Suas próprias prioridades; seus próprios objetivos; suas próprias obrigações diárias; seu tempo disponível; o nível de envolvimento requerido pela tarefa e pelo clube. Se você quer o apoio para suas novas idéias, esteja disposto a compartilhar o crédito.
  2. Conhecimento é poder. Compartilhe-o dentro de seu clube e sua influência crescerá proporcionalmente. Fique informado sobre as decisões importantes que seu clube precisa tomar, e discretamente providencie para que o presidente receba todas as informações úteis sobre o assunto. Dê ao presidente de seu clube a segurança de que você pesquisou o suficiente como para não levá-lo a tomar decisões erradas.
  3. Vá além de apenas comparecer as reuniões. Entenda a missão que está por trás da tarefa, e entenda que ajudar a realizá-la por completo é o motivo pelo qual você esta aqui. Ajude o presidente de seu clube a ser organizado, produtivo e eficiente. Você tem muito mais a ganhar. Dê mais do que se espera. Não chegue na hora - chegue cedo. Não cumpra metas - supere-as. Ofereça-se para interferir em situações onde o presidente de seu clube sente-se desconfortável, chamando a responsabilidade para si. Dê e receberás. Peça e talvez recebas. E não esqueça, expectativas positivas geralmente levam a resultados positivos.
  4. Você não precisa gostar do presidente de seu clube, mas é necessário respeitá-lo sempre (afinal, ele é o presidente e foi escolhido pelo próprio clube). Não espere que o presidente de seu clube seja perfeito. Aceite seus erros e limitações, e ele provavelmente fará o mesmo.
  5. As 5 coisas que mais desmotivam um presidente são: Deslealdade; falta de controle; insubordinação (principalmente em público); falta de educação; querer derrubá-lo para ocupar seu lugar. Nunca tente roubar a cena ou chamar mais a atenção do que seu presidente, nem o derrote em público. Expresse publicamente sua admiração pelo seu presidente, sempre que, sinceramente encontrar uma oportunidade para fazê-lo.
Ouça mais do que você fala. Faça mais do que fala.

CL Marco Antônio Struve* CL Marco Antônio Struve
Associado do Lions Clube de Indaial - Distrito LD-5
E-mail: marcostruve@terra.com.br

Nenhum comentário: