Pular para o conteúdo principal

Projeto Olé - Cotia integra menores carentes ao mercado de trabalho



Formatura de turma do Projeto OléPreocupados com o crescimento do número de crianças em risco, muitas delas com pais ou familiares respondendo a processos por crimes praticados, companheiros do Lions de Cotia que atuavam e atuam na área jurídica entraram em contato com a Promotoria de Justiça e posteriormente com a Juíza de Direito e apresentaram um Projeto Social a fim de retirar essas crianças da área de risco.
E assim foi criada a parceria que originou o Projeto Olé - Cotia.
O Projeto Olé - Cotia iniciou suas atividades em meados do ano 2.000 através de uma parceria entre o Lions Clube de Cotia e o Poder Judiciário local, cujo objetivo era a assistência à menores carentes em risco, através da educação pelo esporte.
O presidente da época era o CL Eurípides Lombardi Bastos, advogado. O governador da época era o CL Wilson Negrão Vieira.
Inicialmente, o trabalho consistia na manutenção de uma escolinha de futebol, através da qual eram passados os conceitos morais e de cidadania e ainda mantinha um acompanhamento firme no proveito escolar da criança.
Com o passar dos anos este projeto teve seus desdobramentos, substituindo a escolinha de futebol por parceria com uma academia de karatê, porém, com a mesma finalidade da primeira e inserindo a alfabetização de adultos.
No caso do karatê educacional é imprescindível que os alunos estejam cursando a escola regular, com acompanhamento de seu aproveitamento.
Atualmente o projeto conta com aproximadamente 30 crianças assistidas através da academia de karatê
Cursos Profissionalizantes
Sede do Projeto OléNo caso específico dos Cursos Profissionalizantes, a intenção é dar-lhe um apoio na inserção no mercado de trabalho, procuramos atender aqueles que estão cursando ou já concluíram o ensino médio.
Em 2.005, foram iniciados os Cursos Profissionalizantes para Jovens Carentes que estavam adentrando no mercado de trabalho sem nenhuma especialização.
Os cursos profissionalizantes formam duas turmas anuais, uma que vai de março a maio e outra de setembro a novembro, portanto com 90 dias, com média de carga de 30 horas para cada matéria.
A manutenção deste projeto só é possível graças a parceria com empresas locais, que proveram recursos financeiros para tal.
Apesar de não haver parcerias formais na contratação dos formandos, as empresas parceiras, comerciantes, administradores de empresa e a maioria dos companheiros do clube que são empresários, sabendo da qualidade dos cursos ministrados, absorvem a mão de obra dos alunos formandos
Atualmente o projeto conta com aproximadamente 30 crianças assistidas através da academia de karatê e estamos iniciando a 8ª turma dos cursos profissionalizantes com cerca de 200 alunos.
Curso ministrado no Projeto OléO Curso Profissionalizante abrange as seguintes especialidades: Auxiliar de Departamento Pessoal, Artes Cênicas, Atendimento à Portaria, Gestão de Negócios, Marketing, Matemática Financeira, Mecânica de Autos e Meio Ambiente.
Todos esses cursos são ministrados pelos próprios companheiros do Lions Clube de Cotia, ou por voluntários da comunidade, simpatizantes com o projeto.
O apoio financeiro que viabiliza o projeto tem sido através da parceria com a empresa Hanesbrands Inc. (proprietária das marcas Zorba e Kendall) e atividades de arrecadação de fundos do clube.
Desde seu início o Projeto Olé tem se mostrado dinâmico e em constante crescimento.
Iniciamos agora uma campanha para obtenção de novos parceiros para possibilitar a ampliação do projeto.
Dentre outras propostas, existe a assistência e orientação a gestantes carentes, programa de orientação sobre dependência química aos menores na faixa 7 à 12 anos.
Fonte : Site Instruções Leonísticas

Comentários