Pular para o conteúdo principal

Associados de qualidade



As estatísticas têm mostrado uma queda no número de associados em muitos dos nossos distritos. Nosso movimento clama por novos associados. Nossos dirigentes se preocupam com o recrutamento de novos associados pelos clubes. Conseqüentemente, os presidentes dos clubes, se sentem na necessidade de adquirir novos associados.
Se a solução dessa necessidade é urgente e necessária, é também, preocupante. Preocupante por quê? Porque, os presidentes de clubes, preocupados em atender seu Presidente de Divisão, seu Governador de Distrito e seu Presidente Internacional, correm sérios riscos em adquirirem novos membros para seus clubes não tão bem qualificados conforme necessário. Sim, no afã de conseguirem novos associados, incitam os membros de seus clubes a trabalharem com urgência nesse sentido. Aí, o que acontece: recruta-se qualquer um ou uns na comunidade sem a devida análise da sua ou das suas qualidades para tal. O resultado disso são novos associados despreparados e, em função disso, desmotivados, que acabam por deixar o clube em muito pouco tempo.
A aquisição de novos associados para um clube exige do presidente e demais membros um trabalho sério e bem elaborado. É preciso analisar bem os possíveis futuros companheiros(as) antes de terem seu nome indicado e até mesmo aprovado como novo membro.
Acima de tudo, precisamos saber se aquele ou aquela a quem pretendemos convidar se enquadra no perfil exigido de um membro de Lions. Primeiramente e acima de tudo, precisamos saber se aquela pessoa tem facilidade para se dedicar voluntariamente a trabalhos sociais e comunitários. Não basta ser um bom vizinho, um amigo ou um parente, tem que ter potencial para o serviço voluntário. Em seguida, é importante saber se tem uma vida familiar normal e se é uma pessoa financeiramente estável. Aí sim, é chegado o momento de uma primeira abordagem para receber algumas informações iniciais sobre o Lions.
A melhor forma de se iniciar a pessoa sondada no movimento é convidá-la para participar de reuniões do clube, principalmente, assembléias festivas e atividades, onde o exercício do companheirismo é mais forte e todos terão mais chances de se conhecerem.
Aos poucos, através de algumas reuniões regadas a boas Instruções Leonísticas o candidato ou candidata vai tomando conhecimento sobre as atividades de um clube de Lions e tão logo seja possível, precisa ser informado que um associado de Lions "paga para servir". Todos sabem de casos em que um novo associado só toma conhecimento de que tem que pagar uma mensalidade ao clube, depois que está engajado. Isto é um desastre! O novo CL ou CaL pode se revoltar e deixar o clube quase que imediato. Assim, é muito importante que tais esclarecimentos sejam muito bem feitos. Ele ou ela precisa ser informado(a) sobre as despesas de um clube e, principalmente, a jóia de ingresso e as taxas que o clube tem que repassar a LCI e ao seu Distrito.
A responsabilidade pela manutenção de um novo associado passa a ser de todos os membros do clube que devem estar atentos sobre as suas dúvidas e esclarecê-las sempre. Tão logo seja empossado, o novo associado deverá ser convocado para trabalhos, participar de comissões, pois, do contrário, não se sentirá motivado, apenas participando das reuniões de um clube que não promove atividades de serviço em sua comunidade.
Assim, é realmente muito importante o recrutamento de novos associados, porém, acima de tudo, é preciso agir com muita cautela para que a satisfação de uma nova aquisição, não se transforme em um problema para o clube.

CL Fernando Barcelos Silva* CL Fernando Barcelos Silva
Presidente AL 2008/2009
Lions Clube João Monlevade - Sobral - Distrito LC-12
E-mail: fernandokrupp@yahoo.com.br

Comentários