segunda-feira, 25 de junho de 2012

Visita oficial de Governador de Distrito


PCC Flávio Henrique Mendes *

Aqui estão relacionados alguns cuidados especiais para que a Visita Oficial do Governador do Distrito em seu clube seja uma ocasião de sucesso e Motivação Leonística para todos os companheiros.
Por ser um evento especial, existem alguns detalhes que serão relembrados, não para distanciá-los do Casal Governador, como figuras intocáveis e diferentes das demais, mas sim para criar uma atmosfera propícia para que a mensagem de Lions Internacional possa chegar até vocês com eficiência e frutificar no seio do seu clube.
Estas são dicas que dizem respeito aos usos e costumes nas visitas oficiais, entretanto não devem ser encaradas como um roteiro rigorosamente obrigatório. O mais importante é que a ocasião seja alegre e de espírito descontraído, traduzindo a felicidade que devem sentir os leões quando se encontrarem.
Recepção do Governador e Comitiva
É interessante que se constitua uma Comissão de Recepção para os dirigentes visitantes. Se achar conveniente, você poderá se informar sobre o horário da chegada do governador, para esperá-lo na entrada cidade. Isto costuma ser uma demonstração de carinho e apreço. Se isso não for possível, procure passar as informações detalhadas do local onde se dará a reunião.
Alguns governadores chegam com bastante antecedência e se propõe a visitar obras e campanhas do clube, além de autoridades civis e militares. Isto deverá ser combinado antecipadamente com a Assessoria Distrital e alguns leões deverão ser escalados para acompanhar tais visitas.
Também é comum a realização de uma Reunião de Trabalho com os Leões Diretores, geralmente agendada para acontecer anteriormente à Assembléia Geral Festiva. Procure conhecer antecipadamente, como se dará a estada do governador em sua cidade.
A Comissão de Recepção deverá estar alerta para dar atenção ao Casal Governador quando adentrarem ao recinto da reunião, mas não deverão se esquecer dos outros integrantes da comitiva (Secretário Distrital, Tesoureiro Distrital...), que muitas vezes ficam completamente isolados por não conhecerem os associados.
Visita Oficial - Um Evento Específico e Especial
A Visita Oficial do Governador do Distrito é considerada no Leonismo, como o maior e mais importante acontecimento no calendário de um Lions Clube. A importância desta ocasião se reveste no fato de que o Governador estará representando diretamente o Presidente Internacional, para quem deverá inclusive enviar um relatório deste encontro com os leões locais. Assim, é preciso que se evite associar, na mesma pauta de reunião, outros eventos de vulto, que mereçam um amplo destaque de protocolo, como: a posse de novos associados, comemoração do aniversário de clube, inaugurações de obras, bem como outras "grandes" homenagens a leões, autoridades ou instituições. Isto visa dar o especial destaque à presença do Governador e não diluir a importância desta visita, quando o líder maior do distrito estará oficialmente trazendo a sua mensagem de motivação para todos os associados.
É preciso levar em conta o bom senso! A pauta poderá sim conter alguns destaques e/ou homenagens, desde que sejam discretas e amenas, reservando-se o grande objeto e ponto alto da reunião, para a presença do Governador.
Os outros importantes acontecimentos e destaques do clube poderão também contar com a presença do Governador, desde que este seja antecipadamente convidado, reservando-se para isso uma outra ocasião, que não a sua Visita Oficial ao clube.
Saudação Oficial ao Governador
É comum se incluir na pauta da Reunião Festiva, uma saudação oficial, feita por algum companheiro. Você deverá solicitar a biografia ou curriculum do Governador junto ao Secretário do Distrito. Além da apresentação do governador e sua domadora e/ou companheira, esta fala deverá acolher o casal e dar-lhes boas vindas.
Também é de costume, que se publique no jornal da cidade uma matéria sobre a visita do Governador, contendo inclusive a sua fotografia (solicitar com o secretário distrital). Este jornal poderá ser oferecido ao visitante como recordação de sua estada na cidade.
Se possível, providencie alguém com alguma experiência para fotografar os passos da reunião. Assim, você poderá produzir, oportunamente, algumas cópias e enviá-las ao governador. Se ele estiver com uma máquina fotográfica pessoal, não deixe de oferecer que alguém tire as fotografias para ele, liberando elegantemente a sua domadora desta função.
Geralmente, se houver um contato prévio com o prefeito, este poderá estabelecer um Decreto Lei, considerando o Casal Governador como hóspedes oficiais do município. Este decreto deverá ser lido e entregue pelo prefeito ou representante, durante a reunião festiva. Isto não é obrigatório, mas quando possível, representa uma deferência especial com a demonstração de prestígio do clube perante as autoridades locais.
O governador e sua domadora costumam trazer algum presente para o casal Presidente do Clube e um pin para cada um dos associados, assim, é também aconselhável que o clube retribua, através do presidente e sua domadora, com a entrega de um mimo ao casal visitante, para marcar sua visita oficial. Lembrar que a boa etiqueta pede que se evite oferecer flores a quem esteja em trânsito (viajando), pela dificuldade em se acondicionar adequadamente as plantas.

PCC Flávio Henrique Mendes* PCC Flávio Henrique Mendes
Ex-Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC - AL 2008/09
Associado do Lions Clube de Lins - Distrito LC-8
E-mail: egdflavio@fhmendes.com.br

Nenhum comentário: